top of page

Maceió com a Vovó: hora de reorganizar tudo

  • por Fernanda Bertino
  • 4 de mar. de 2016
  • 5 min de leitura

Não sei se havia comentado aqui que minha mãe estava com planos de nos visitar em algum momento da viagem. Bem, esse momento chegou: a Vovó da Filó veio pra Maceió!!!



Eu, Nando e Filó chegamos um dia antes pra organizar tudo por aqui, pois a ideia era esvaziar o carro todo, limpar e etc.


Ótimo fazer esse tipo de reorganização do carro quando está estacionado em lugar coberto, seguro e acessível. Pois é, com a vinda da minha mãe, ficamos hospedados num apartamento alugado através do site airbnb na Praia da Pajuçara e ele dava direito a uma maravilhosa garagem.


Tiramos tudo do carro: caixas, malas, lixos, roupas espalhadas, equipamentos de camping e etc.

Subimos com tudo para o apartamento e conseguimos separar alguns itens para minha mãe levar de volta para o Rio de Janeiro, sobrando espaço para organizarmos tudo dentro das caixas, evitando deixar itens soltos no carro, pois já estava tudo uma bagunça, rs


Separamos pra minha mãe levar:

- roupas não usadas até agora (se já estamos na estrada faz 2 meses e não as usamos, não precisaremos mais delas, certo?)

- utensílios de cozinha também não usados: garfos, facas e colheres extras, colher de pau extra, potinhos, copo extra etc

- alguns livros

- roupas que mancharam ou que rasgaram (mas que tem conserto)

- tapetinho de atividades da Filó

- o quadro que a Filó pintou em Lençois

- canga gigante que eu usava na praia qnd Filó er bebezinha e que agora só serviu pra ocupar espaço


Aproveitamos também para lavar o carro por dentro e por fora e fazer uma revisão, ele tinha passado em lama, rios, areia de praia, estava maltratado.



Isso só foi possível com a grande ajuda de uma grupo de apaixonados por Land Rovers que o Nando conseguiu fazer contato pelo Facebook. Pessoal muito gente boa, indicaram o melhor lava-jato, o melhor mecânico etc. Participamos até de um encontro deles, foi bem legal.



Pois bem, vamos falar de Maceió.

Minha mãe ficou 5 dias com a gente. Filó ficou tão contente, gente!

Foi lindo de ver as duas juntas, dormindo agarradinhas, rs


Nossa intenção era curtir as praias ao sul e ao norte e também visitar a parte mais histórica da cidade, curtir feirinha e se curtir.


Então fizemos os seguintes passeios:


Litoral Sul

Pegamos o carro e fomos pro litoral sul pra conhecer a famosa Praia do Francês, uns 30min da Pajuçara (onde ficamos hospedados).

A praia é linda, água transparente/azul e quentinha. Filó não estava ligando muito pro mar, então preferiu brincar de comidinha na areia com a minha mãe.



A Praia do Francês é super estruturada, dessas com várias barracas e restaurantes bem na praia mesmo, que colocam cadeiras na areia pra vc ficar, sabe? Preferimos andar um pouco pro canto direito pra fugir desse movimento. mas o bom é que tem chuveirinho de água doce pra tomar aquela ducha ao sair da praia e também têm diversas opções para almoço.


Escolhemos um restaurante recém inaugurado na rua atrás da praia chamado Parada de Taipas. Comida ótima, tem feijão sem carne para os veganos, salada farta, bonita e gostosa. O peixe ao molho de alcaparras estava divino também. Preços bem em conta, metado do que pagaríamos na beira da praia.



Marechal Deodoro

Marechal Deodoro é uma cidadezinha entre Maceió e a Praia do Francês e já foi capital de Alagoas lá em 1800 e bolinha. Hoje a cidade está toda sendo restaurada, já com muitas ruas recebendo calçamento e praças sendo revitalizadas, mas ainda assim guarda um ar de cidadezinha histórica do interior. O Marechal Deodoro nasceu lá, então a casa dele virou um pequeno museu.


Fora isso tem igrejas lindas e umas casinhas coloridas tão pequenas e grudadinhas que parecem até maquete.




Praia da Pajuçara

Como eu tinha um compromisso on line bem no meio da tarde, resolvemos passar esse dia em específico pela Pajuçara mesmo: pegar praia, ver a feirinha de artesanato, tomar sorvete, etc.




Que praia linda a da Pajuçara: limpa, límpida, calma (tanto a água quanto a areia).

Brincamos muito ali, vimos a variedade de coisas que se vendem na praia. Chega a ser engraçado: canga, biquini, capa de celular, pau de selfie, passeios de barco, camarão frito, ovo de codorna cozido, rsrsrs


Dica de mãe: de tardinha fomos tomar sorvete e aqui na orla da Pajuçara tem 2 sorveterias artesanais e ambas têm parquinho!!! Filó se esbaldou no pula-pula, rs


A tarde e a noite na Pajuçara também são bem agradáveis: tem um monte de gente vendendo artesanato no calçadão, tem gente andando de skate e patins, pessoal jogando capoeira, etc.

É uma orla muito viva.




Centro Histórico de Maceió

Um dia amanhaceu chovendo muuuuito!

Claro que fui no terraço do prédio ver Pajuçara na chuva... é linda mesmo com chuva, gente!



Só parou de chover de tarde. Então partimos pro Centro para conhecer o Mirante, a Catedral e o Palácio do Governo. Fomos de táxi até o mirante e de lá fizemos o resto a pé, tranquilo com criança.




Existem outros pontos turísticos/históricos no centro, mas achamos que já estava bom para uma tarde, pra Filó não ficar esgotada.


Do centro, fomos conhecer um Shopping do outro lado da cidade e no caminho vimos toda a extensão da orla de Maceio: Praia da Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca, Stella Maris, Cruz das Almas.



Litoral Norte

Fomos para a Praia de Ipioca e de Paripueira.

Ipioca é linda, gente! Fique no canto mais esquerdo possível (pra quem olha para o mar). É ali que ficam os pescadores cuidando de suas redes. Tem sombra, areia clara, maria farinha, água clara e quentinha num mar calmo. Paraiso. Só não vende nada. Leve sua água e seu lanchinho, caso você vá ficar muito tempo.



Ficamos lá a parte da manhã e depois seguimos para almoçar em Paripueira e curtir a praia lá também. Paripueira tem um mega restaurante que vai até a beirinha d'água. Normalmente paga-se R$ 5,00 para o day use, que inclui: música a vivo, duchas, banheiro e acesso ao restaurante. Como nosso objetivo era somente almoçar e curtir a praia, eles deixaram o acesso gratuito. A comida é boa, mas não tão barata. Filó dançou muito com o grupo de forró!!! Bem, depois seguimos até a beira do mar onde encontramos uma praia enorme, mas que não chamou muita nossa atenção. Achei a areia meio dura e com aspecto de molhada, como se a maré tivesse acabado de descer e a água achei meio revoltada, rs. Nem ficamos. Ipioca é bem melhor.



Fora esses passeios, aqui em Maceió há muitas outras coisas pra fazer: passear nas traineiras até as piscinas naturais na Praia da Pajuçara, outros pontos históricos no centro, passeios mais longos até o Rio São Francisco, etc. No nosso caso, preferimos ficar mais calmos curtindo a vovó e deixar esses tipos de passeios para serem feitos em outros destinos.



 
 
 

Comentários


Posts Destacados 
Posts Recentes 
Siga
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • YouTube Long Shadow
  • Instagram Long Shadow
Meus Blogs Favoritos

em breve

Procure por Tags

© 2016 por História pra Contar. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page