top of page

Planejamento

Grandes decisões, grandes ações!

 

Da tomada de decisão até a partida, tivemos 70 dias para planejar a viagem e organizar a vida que estamos deixando em stand by. Serão 153 dias de aventura!

 

Aqui vou resumir as principais etapas de nosso planejamento:

 

 

 

 

 

 

                       

 

 

 

 

 

 

Avisar à família

 

Decisão tomada, hora de avisar pra mãe, pai, irmãos, tios, amigos, etc, etc, etc.

 

Num primeiro momento, encontramos 3 tipos de reações: os que acharam loucura e tentaram, de forma sutil,  nos fazer mudar de ideia; os que acharam muito maneiro mas que não se viam embarcando em uma experiencia assim e os que acharam muito maneiro e até se animaram de um dia também realizar esse sonho.

 

Passados uns dias, aqueles que acharam loucura total deixaram de tentar nos fazer mudar de ideia e passaram a aceitar, indo um pouco pro lado dos que charam muito maneiro mas que não se viam embarcando em uma experiencia assim.

 

Dica importante aqui: dê tempo para as pessoas se acostumarem. Não queira que todos abracem a causa logo de cara.

 

A principal preocupação deles era o risco de sairmos para sempre do mercado de trabalho e de nos descapitalizarmos. Ouvi isso da minha mãe, de alguns amigos e até do meu chefe, rs

 

Bem, a gente não é tão doido assim.

Nosso custo de vida estava muito alto e não estávamos satisfeitos com a vida que estávamos levando. Especialmente porque não tinhamos muito tempo para dedicar à nossa filha. 

 

Depois de alguns cálculos e na esperança de prestar alguns serviços em troca de hospedagem e também de contar com a ajuda de parentes e amigos (amigo do amigo, ex-namorado do vizinho e etc... rs), vimos que daria certo.

 

Estamos preparados para ficar em pousadas e em campings, mantendo os custos da viagem baixos.

Compramos uma super barraca, colchão inflavel ortopédico, itens de cozinha, tudinho pra que a gente possa ficar em qualquer lugar.

 

 

 

O retorno, temos certeza, será incalculável.

 

pl.avisar a familia
Devolver o apartamento alugado

 

Nosso deadline para devolução do apt era 31/12/2015.

Faltando um mês, demos o aviso de quebra de contrato e fomos informados de uma multa e de que precissaríamos pintar o apartamento. Normal.

 

Nossa primeira ação foi selecionar quais pertences levaríamos para a viagem e quais não. Começamos a encaixotar nossos pertences e mobiliário visando guardar tudo em um depósito. No meio do caminho um grande amigo nos ofereceu de guardar tudo em um dos quartos de sua casa - de graça!!! Um anjo!

 

Nossa segunda ação foi verificar com a família quem poderia nos abrigar entre dezembro e janeiro.

A primeira pessoa quem perguntamos já topou de cara. Meus tios moram a dois prédios do apartamento que alugávamos, o que facilitaria muito essa "passagem".

 

Nossa "mudança" ocorreu dia 19/12/2015.

 

Entre os dias 21 e 23 de dezembro o apartamento alugado foi pintado e dia 28 de dezembro oficializamos a devolução do mesmo.

 

Cancelei NET por telefone; cancelei o contrato da Light via internet e a CEG combinamos de deixar mais um tempinho, à pedido da proprietária do imóvel para qe não cortassem o gás do apt.

 

Devolver o apt foi o maior gasto da viagem, mas ficar com apt alugado durante os 5 meses custaria o triplo!

pl.devolver apt
Trocar de Carro

 

A intensão era vender o nosso Honda Fit para comprar um Land Rover Defender 110. Acabamos por não vender o Honda e compramos um Land Rover Discovery a diesel, rs

 

No último momento, o Honda ficou com o irmão do Nando.

 

O lance da Land foi que ao pesquisar melhor sobre o carro e conversar com o mecânico super amigo nosso e especializado em Lands (o Civan, ali no Jacaré), chegamos a conclusão que o Defender era mais caro e menos confortável do que o Discovery, sendo que os dois modelos são ótimos para estrada de asfalto e terra. O Fernando até hoje ainda tá reclamando que queria mesmo er a defender 10 rs

 

Estávamos buscando modelos antigos, entre 95 e 2004 para garantir um motor ainda simples, já que a partir de 2004 a Land passa a ter componentes eletrônicos o que complicaria e encareceria qualquer manutenção ao longo do caminho.

 

Depois de nosso mecânico condenar 5 carros que levamos para ele analisar, ele deu OK numa Land Rover Discovery de 1996. O dono super gente boa, ali de Niterói.

 

Pegamos o carro dia 17dez2015, colocamos para revisão geral e buscamos dia 04jan2016.

 

Ainda depois da revisão, faltando 2 dias para a viagem, o carro parou. Desespero total, rs. Foi então que descobrimos um tal de solenoide que estava com mau contato. Ajuste simples. Enfim, tudo pronto!

 

         

pl.trocar carro
Cancelar Creche da Filó

 

Cancelar a creche foi dolorido. Os amiguinhos e os professores estão com Filó desde que ela tinha 9 meses. O bom foi que pegamos bem o período de recesso natalino, então houve uma atmosfera natural de despedida para férias. A diferença é que a da Filó vai durar 6 meses. Já sinalizei que voltaremos em junho, para que a escola guarde uma vaga para nossa pequena.

 

 

 

         

pl. creche
Organizar Roteiro
 

Bem, essa parte de roteiro ainda está em organização constante.

Primeiro nós mapeamos todos os lugares que gostaríamos de conhecer no Brasil. Isso deu uma viagem de 1 ano e meio, rs.

Fomos então recortando e escolhemos percorrer caminhos menos aventureiros. Descartamos Mato Grosso e toda a região mais central do Brasil, descartamos o Sul também porque teríamos que ao nos embrenhar por um interior pouco conhecido ou voltarmos pelo mesmo caminho no litoral. Enfim, escolhemos o sudeste e nordeste.

 

Decidimos começar pelo interior de Minas Gerais, ir subindo em direção a Chapada Diamantina na Bahia. De lá traçar uma reta para o litoral baiano e ir subindo até  o Ceará, meio que pulando algumas praias para pararmos somente na volta. Como a opção de praias é imensa, temos muito o que fazer tanto na subida quanto na descida. De Salvador para baixo (até o Rio de Janeiro), passaremos somente uma vez, na volta.

 

Estamos pretendendo fazer uma viagem bem tranquila, ficando uns 5 dias em cada lugar, alguns até mais. Respeitar o tempo da Filó, conseguir sentir as cidades, respeitar o clima.

 

Vamos vendo na prática como esse planejamento vai se desdobrar.

 

 

 

 

Fazer as malas
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

 

O grande desafi era ver o que caberia no carro, já que a Discovery tem menos bagageiro do que a Defender.

Outro desafio era o tempo. Como estávamos meio corridos, não havia tempo hábil para fazer um móvel em marcenaria que se encaixasse certinho no bagageiro, improvisamos com caixas de plástico de 50 e 30 litros e algumas malas.

 

Categorizamos as caixas e malas em:

 

  • Uma caixa de 50 litros com Roupas do Nando e da Nanda

  • Uma caixa de 50 litros com Roupas da Filó

  • Uma caixa de 30 litros com Utensílios de cozinha

  • Uma caixa de 30 litros com Mantimentos de cozinha

  • Uma mala de lona com Roupas de cama e banho (essa vermelha que aparece no vídeo)

  • Uma caixa de 50 litros com Brinquedos da Filó

  • Um cofre chumbado ao carro com Equipamentos de foto e vídeo

  • Uma caixa de 30 litros com itens de Farmácia e higiene

  • Uma mala de mão de rodinha que usaremos para hospedagem em pousadas. nela cabem roupas de nós 3 para 5 dias

  • Itens "soltos": barraca de camping, colchão inflavel, colchão da Filó, barraca de praia, 2 cadeiras de praia, cadeirinha da Filó, mesa dobrável, cx de ferramentas, kit de óleos para o carro e etc

 

Levamos também uma geladeira que funciona em 12v e em 110v.

Ela ficou o chão do carro,entre os bancos traseiros e o console central dos bancos da frente do carro.

 

 

 

         

pl.roteiro
pl.malas

Link para lista do que levamos.

*Em breve vamos inserir um vídeo sobre a arrumação das malas.
bottom of page