top of page

Gruta do Salitre, Diamantina

  • por Fernanda Bertino
  • 26 de jan. de 2016
  • 2 min de leitura

Hoje amanhaceu muito sol =)

Partimos pra Gruta do Salitre para nos encaixarmos numa visita guiada que começava as 10h.


A Gruta fica a 9km do Centro de Diamantina, levamos meia hora até lá. Estrada de chão com trechos esburacados. Siga as placas para Curralinho (ou vá peruntando pelo caminho), pois é a mesma estrada. Logo depois que passar uma porteira de hotel a sua esquerda, se atente para sua direita que da estrada você já vê o topo da Gruta. Tem um amplo 'estacionamento'.


A Gruta é realmente muito bonita. Ela é de formação quartizídica, diferente da Gruta do Maquiné que é calcária. Pelo o que eu entendi, quem molda as rochas em gruta calcária é a ação da água e na gruta quartizídica é a ação da pressão e movimentos de placas tectônicas. Achei isso interessante, pois sempre achei que todas as grutas eram moldadas pela água.


A Salitre é uma gruta aberta (céu aberto) com uma parte cavernosa, mas hoje em dia somente a parte aberta está para visitação. Contam que antigamente ela era toda fechada, mas que o "teto"caiu e por isso há rochas enormes no chão da Gruta atualmente. Contam também que as rocas eram todas deitadas e a movimentação tectônica as fez se posicionar verticalmente, isso gerou fendas incríveis.


Outra curiosidade é que de um determinado ângulo você consegue apontar sua câmera pra cima e visualizar o mapa do Brasil, muito louco! Vejam só:



Não há impedimentos para visitar a gruta sozinho, mas acabamos fazendo com o guia Alex para ter mais noção sobre a história do lugar e também para conseguir andar e ver todas as belezas que de repente numa visita sem guia não veríamos. Valeu a pena.


Alex responde pelo Instituto Biotrópicos e está a frente de um trabalho de preservação, mapeamento e turismo na gruta. Seguem os contatos:


38 3531-2197

38 9986-7140

38 8815-2418

grutadosalitre@biotropicos.org.br



Bem, aqui termina a minha grande sabedoria técnica sobre o lugar, rs


Mas na verdade, não dá para descrever, você tem que ver!



 
 
 

Comentários


Posts Destacados 
Posts Recentes 
Siga
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • YouTube Long Shadow
  • Instagram Long Shadow
Meus Blogs Favoritos

em breve

Procure por Tags

© 2016 por História pra Contar. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page